3047-1115 | 3657-1362 contato@netbrasil.net

Velocidade, roteador e receptor.

Você sabia que ter uma internet de alta velocidade não garante que você vai usar toda ela?

Vamos pensar: você contrata uma internet de 100 megas. Uau, quanta velocidade. Mas quando a internet sai aqui da NetBrasil, ela chega na sua casa em um modem, aquele aparelhinho onde o fio chega. Esse aparelho é somente um em vários modelos possíveis, e cada modelo tem suas potências. Ou seja, talvez o aparelho que você tenha não suporte o sinal de 100 megas. Com isso, você contrata 100 megas, e realmente chega 100 megas no seu modem mas como ele é limitado, ele não vai disparar o sinal de 100 megas pra frente. Por exemplo: existem aparelhos de modem limitados a passar 80 megas e isso via cabo, se for em wi-fi isso pode cair até pela metade.

Então vamos pensar: você tem um plano de 30 megas, e sua internet no speed test está marcando os 30 megas, ótimo certo? Agora você fez um upgrade no seu plano para 100 megas, ou seja, mais de 3x a velocidade que você já tinha. O que você espera que aconteça? Que sua velocidade aumente, que seu filme melhore, etc, certo? Esse seria o mundo ideal, mas lembre, seu modem tem limitações. Neste momento, o seu modem recebe 100 megas, mas ele só tem potência para disparar um sinal de 80 megas e só se for via cabo. E o wi-fi pode passar até menos da metade disso. Então você vai fazer um novo speed test e continua os mesmo 30 megas. Por que? Porque seu modem é limitado. Em tese, não muda nada.

Para passar um sinal via wi-fi de 100 megas, você ter um modem que tenha essa capacidade. Ou seja, o problema não está no sinal da internet, está no modem.

Agora temos mais um passo: o receptor. Receptor é quem vai receber o sinal. O seu celular, a sua TV, enfim.

As tecnologias são atualizadas a cada dia. E os aparelhos novos tem mais facilidade em receber altos sinais de wi-fi. Por exemplo, agora você tem uma internet de alta velocidade, um modem que comporta e dispara o alto sinal mas tem um celular de 5 anos atras. Resultado: seu celular não vai captar toda a internet disponível. Os seus aparelho tem que estar de acordo para receber essa tecnologia de alta velocidade.

Ou seja, não adianta contratar um plano de alta velocidade, sem conhecer a limitação do seu modem e os seus aparelhos que vão receber o sinal de wi-fi.

Outro exemplo, televisores 4k. Se você tem um, leia até o fim.

Você sabia que uma TV 4k consome sozinha por volta de 60 megas da sua internet?

Então pense, você contratou uma internet de 100 megas, com um modem que só tem capacidade para 80 megas, conecta sua TV via cabo consumindo 60 megas, o que sobra? 20 megas para todos os outros aparelhos da sua casa. E isso via wi-fi, não representa quase nada.

Conheça bem seus aparelhos e o quanto cada um precisa de internet para que você não fique com um sinal fraco ou até mesmo muitas vezes sem sinal. A partir deste cálculo, você saberá o quanto precisa de velocidade e qual o modem certo para a sua necessidade.

Conte conosco para isso. Estamos abertos para te ajudar. Entre em contato e saiba mais.